Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). As adrenais acabaram entrando na especialidade devido ao aspecto cirúrgico das doenças tumorais das supra-renais. Quando tem indicação cirúrgica de tumor de supra-renal o endocrinologista encaminha para o urologista.
Nos homens, o sistema urinário está integrado com o sistema reprodutor, ao passo que nas mulheres o trato urinário se abre na vulva. Em ambos os sexos, os tratos urinário e reprodutor estão próximos, o que faz com que os distúrbios de um trato geralmente afetem o outro. A urologia combina o acompanhamento de condições não-cirúrgicas como, por exemplo, infecções do trato urinário, e de condições cirúrgicas, como a correção de anomalias congênitas e o tratamento cirúrgico de cânceres. Estas anomalias na região genital são conhecidas como distúrbios geniturinários.
A urologia está relacionada às áreas médicas da nefrologia, andrologia, ginecologia, proctologia e oncologia.
Urologista é um medico especialista que se dedica ao estudo, tratamento e orientação de pacientes com o trato urinário masculino e feminino. A palavra é de origem grega (ouron – urina e logos – estudo), ou seja, estudo da urina.
O médico Urologista presta atendimento, realiza diagnostico e, quando necessário acompanha ou realiza cirurgias. Cabe a ele a importante tarefa de prestar o atendimento e fazer o exame preventivo de próstata, o qual todo homem deve realizar periodicamente.
Contudo, muitos homens ainda sentem vergonha e/ou preconceito quanto ao exame de toque, o qual é realizado por meio do toque de dedos no interior do ânus para verificar o tamanho ou qualquer diferença que a próstata e órgãos próximos possam apresentar.
A urologia é, para tanto, uma especialidade médica, cuja formação e preparação são a seguinte: 6 anos de graduação em medicina, dois em cirurgia geral e mais 3 anos em urologia. Ainda que muitas pessoas pensem que o urologista cuida da saúde de homens e adultos, a especialidade se estende para crianças e mulheres. Ainda que a urologia seja uma especialidade médica, o profissional ainda poderá atuar de modo mais especifico (sub-especialidades) ainda como a seguir:
Andrologia: Direcionado para os cuidados do sistema reprodutor como as funções sexuais e regulação de hormônios masculinos;
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) – como a gonorreia e a sífilis;
Laparoscopia – É um modelo de cirurgia com pequenas incisões onde se insere uma lente de aumento para mostrar os órgãos em um monitor de TV;
Transplante Renal – Como o nome sugere, estuda os mecanismos e recursos para tal procedimento;
Urolitíase (Endourologia) – tratamento de pedras nos rins;
Urologia Feminina – doenças que acometem as mulheres como incontinência urinaria e cistite;
Urologia Pediátrica – Tratamento de crianças e problemas como fimose e enurese noturna (xixi na cama);
Uroneurologia – problemas originados de distúrbios neurológicos que afetam o trato urinário;
Uro-Oncologia – trata dos tumores como câncer de próstata, de bexiga e de testículo.