O papiloma vírus humano é o causador de uma doença sexualmente transmissível chamada HPV. Ela é de difícil cura e se manifesta através de sintomas como verrugas que surgem na região íntima após o contato íntimo com um indivíduo infectado. Seu tratamento é feito com o uso de medicamentos e cirurgias de cauterização e dura em média 2 anos, embora os sintomas desapareçam um pouco antes.
O HPV é também conhecido por: condiloma acuminado, verrugas genitais, crista de galo, figueira e cavalo de crista.
Em algumas pessoas o HPV cura-se sozinho devido a uma remissão espontânea do vírus. Isso pode acontecer entre 4 semanas e 2 anos após a contaminação com vírus em pessoas que possuem um bom sistema imunitário, que raramente ficam doentes. Estas pessoas nunca apresentam qualquer sintoma relacionado ao HPV, mas podem contaminar outros enquanto não ficar curado.
Para as pessoas que descobriram que possuem HPV mas não possuem nenhum sintoma, o médico pode avaliar se o tratamento deve ser realizado mas apesar disso pode ser útil investir nos tratamentos caseiros, fortalecendo o sistema imune com o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como abacaxi, acerola e morangos.
Normalmente as pessoas que apresentam sintomas não ficam curadas do HPV, elas apenas podem eliminar as verrugas através do tratamento, mas o vírus raramente é eliminado no organismo, e qualquer momento poderá manifestar sintomas outra vez. Assim, quando os sintomas desaparecem e com o fim do tratamento pode-se dizer que o paciente alcançou a cura clínica do HPV.
Apesar do tratamento nem sempre ser suficiente para curar definitivamente o HPV é importante realizar o tratamento porque a infecção com o HPV aumenta o risco de câncer.Para alcançar essa 'cura' do HPV, recomenda-se usar os remédios indicados pelo médico e usar preservativo em todas as relações.